CGI.br publica nova edição do livro “Uma introdução à Governança da Internet”


27 JUN 2017



6ª edição da obra de referência de Jovan Kurbalija é lançada em português com participação de Carlos A. Afonso


A partir desta terça-feira (27), a 6ª edição do livro “Uma introdução à Governança da Internet” publicado originalmente em inglês pela DiploFoundation, passa a contar com tradução inédita para o português. De forma didática e acessível, a obra desvenda aspectos técnicos, legais, econômicos, socioculturais e de direitos humanos da governança da Internet e é leitura obrigatória para professores, estudantes, pesquisadores e demais interessados em se familiarizar com o assunto.

A tradução para o português faz parte da coleção Cadernos CGI.br – série Referências, iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil para incentivar o debate sobre o uso e a governança da Internet com documentos fundamentais e estudos sobre o tema. O prefácio e posfácio da edição são de autoria de Carlos A. Afonso, diretor do Instituto Nupef e presidente do capítulo brasileiro da Internet Society (ISOC), que traz reflexões sobre o cenário brasileiro.

Na publicação, os leitores encontram um panorama amplo das principais questões e atores do campo por meio de um marco prático de análise, discussão e resolução de questões importantes. "O objetivo subjacente de uma abordagem tão ampla é contribuir modestamente para a preservação da Internet como um meio integrado e facilitador para bilhões de pessoas ao redor do mundo", escreve Jovan Kurbalija, ex-diplomata e autor da publicação, que atua como diretor fundador da DiploFoundation e chefe da Geneva Internet Platform.

Para Carlos Afonso, o livro cumpre um papel "para além de uma introdução ao assunto e serve como um guia permanente sobre a agenda técnica, socioeconômica, política e cultural que compõe o verdadeiro mosaico formado pela Internet e sua governança".

O livro “Uma introdução à Governança da Internet” está disponível gratuitamente para download no endereço http://cgi.br/publicacoes/indice/livros/. Universidades, bibliotecas e centros de pesquisa interessados em receber uma cópia impressa podem enviar uma solicitação para assessoria@cgi.br.

Sobre os Cadernos CGI.br

Pesquisadores, gestores públicos, empresários, ativistas, estudantes e o público em geral encontram na coleção Cadernos CGI.br publicações diversas sobre o uso e a governança da Internet. Além do livro “Uma introdução à governança da Internet”, foram lançadas as versões em língua portuguesa dos documentos produzidos durante a Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI), a Declaração Multissetorial do NETmundial (em sete idiomas) e o estudo “Combate ao Spam na Internet no Brasil” (disponível em português, inglês e espanhol). Para fazer o download de qualquer uma das edições do Cadernos CGI.br, basta acessar http://www.cgi.br/publicacoes/indice/livros/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br/), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
http://www.webershandwick.com.br/

PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Carolina Carvalho - ccarvalho@webershandwick.com - (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo
– Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues
– Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino
– Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter:
http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube:
http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook:
www.facebook.com/nic.br
Telegram:
www.telegram.me/nicbr