Campus Party Brasil 2013: NIC.br e CGI.br promovem palestras e desafios


30 JAN 2013



ANID - 30/01/2013 - [ gif ]
Assunto: Evento

Segurança na Internet e ecossistema da Internet são os principais temas das atividades promovidas pelas entidades

Entre os dias 28 de janeiro e 03 de fevereiro acontece a sexta edição da Campus Party Brasil. Novamente, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) participam do evento.

Desde 2008 o NIC.br colabora com a programação do evento.  Nesse ano, novamente as atividades promovidas para a trilha Segurança e Redes contarão com a curadoria do NIC.br. As apresentações, debates e paineis acontecerão no Palco Arquimedes e têm o objetivo de discutir temas relevantes acerca do desenvolvimento da Internet e do que essa expansão acarreta.

Além das atividades no Palco, o NIC.br e o CGI.br marcarão presença no evento com um estande que possibilitará aos visitantes conhecer melhor as suas atividades. Uma das atrações do estande é um jogo sobre a evolução da Internet. De forma lúdica, os jogadores poderão simular a utilização da rede de computadores e refletir sobre seu futuro.

Confira abaixo a programação promovida pelo NIC.br (sujeita a alterações):

(Atenção: Com exceção das palestras do W3C Brasil no dia 01/02, todas as outras atividades promovidas pelo NIC.br acontecerão no Palco Arquimedes)

Dia 29/01 

10h - “Como funciona a Internet?”: ministrada por Ricardo Patara, Gerente de Recursos de Numeração Internet no Registro.br, a palestra ajudará a entender como a Internet realmente funciona, de um ponto de vista técnico.

17h - “Pesquisa Kids Online Brasil: Uso seguro da Internet, riscos e oportunidades”: Tatiana Jereissati, do CETIC.br, é coordenadora da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2012. Durante sua apresentação, Tatiana apresentará dados do estudo realizado no ano passado em parceria com a Unesco.

21h45: “Medindo a qualidade da Internet brasileira”: em sua palestra, Fabrício Tamusiunas, Gerente de Projetos no CEPTRO.br, se debruça sobre a ideia de que no Brasil as conexões Internet são ruins e muito caras. Ele pretende questionar a veracidade dessa crença e apresentar as principais técnicas e ferramentas existentes para se medir a qualidade do serviço no País.

Dia 30/01 – Programação da Internet Society
10h: “Ecossistema da Internet”: com a presença de Carlos Afonso, Demi Getschko e Cassio Vecchiatti, membros do CGI.br e Presidente e Vice Presidente e Diretores da ISOC Brasil.

15h45: “Debate - O Marco Civil da Internet: uma lei que pode mudar sua vida na rede”: O painel trará especialistas que abordarão a regulação legal da Internet sem o juridiquês nem letras miúdas. Entenda o que pode afetar de fato na sua vida, e ao final responda: que Internet você vai defender? Os participantes serão Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br, Raquel Gatto (mediadora), assessora da presidência do NIC.br, Guilherme Almeida,  Assessor da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, e Carlos Affonso Pereira de Souza, professor da FGV Direito Rio e da PUC Rio.

15h45: “Neutralidade da rede: mantenha a Internet aberta!”: moderada por Carlos Afonso, membro do CGI.br e por Eduardo Fumes Parajo, membro do CGI.br e Presidente do Conselho Consultivo da Abranet, a palestra irá elucidar um dos pontos mais polêmicos da proposta do Marco Civil da Internet. Afinal, o que é "neutralidade da rede"?

20h30: Painel “Open-Stand – A importância de um processo aberto e inclusivo para o desenvolvimento de padrões tecnológicos”: Neste painel, que contará com a presença de Vagner Diniz, gerente do W3C Brasil, representantes de diversas entidades falarão sobre a importância do processo aberto no desenvolvimento dos padrões tecnológicos.

21h45: “Por dentro do Internet Engineering Task Force (IETF)”: A palestra irá abordar o funcionamento do IETF e contará com a presença de Frederico Neves, diretor de serviços e tecnologia do Registro.br.

Dia 31/01
10h: "Códigos maliciosos e o (sub)mundo das botnets": Lucimara Desiderá e Miriam von Zuben são analistas de segurança do CERT.br e serão as palestrantes. Esta palestra tem por fim orientar sobre o que são botnets e como se proteger.

14h30: "Oficina e desafio forense": com curadoria do NIC.br, a atividade apresentará as principais técnicas e ferramentas forenses. Os participantes terão a oportunidade de praticar e concorrerão a prêmios.

Dia 01/02
10h: "Novas leis e a tipificação de crimes cibernéticos": Neste painel, moderado por Raquel Gatto, do NIC.br, profissionais debaterão as implicações da nova lei para a Internet.

14h30: "Oficina e Desafio IPv6: Segurança em redes sem NAT": Nesta atividade será possível aprender como configurar uma rede IPv6 sem uso de NAT e de forma segura. Após a oficina, será proposto um desafio, a ser executado também no emulador, com premiação. A oficina será ministrada por Alexandre Harano, Edwin Cordeiro e Rodrigo Régis dos Santos, analistas de projetos no NIC.br, especialistas em IPv6 e membros da equipe do IPv6.br, que é referência em treinamentos e materiais didáticos sobre o assunto.

17h30 (Palco Pitágoras): “Tecnologias para Acessibilidade”: Serão apresentados softwares, aplicativos, ferramentas e soluções tecnológicas criadas para favorecer a inclusão e a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Reinaldo Ferraz, especialista em desenvolvimento web do W3C Brasil, será o mediador da palestra.

20h30 (Palco Michelangelo): “Site Clinic”: Especialistas analisarão, em tempo real, sites sugeridos pelos campuseiros, em questões como design de interfaces, usabilidade e arquitetura de informação. A atividade contará com a presença de Yasodara Córdova, strategic designer, do W3C Brasil.

Dia 02/02
13h: Momento Magistral com Rodrigo de la Parra: Confira a presença do  vice-presidente para América Latina da Corporação da Internet para Nomes e Números (ICANN)

14h30: “Painel: Internet das Coisas já começou!": Neste painel, os palestrantes farão uma introdução ao tema "Internet das Coisas", e depois serão feitas diversas apresentações de projetos e sistemas existentes hoje, que já permitem vislumbrar um pouco como será o futuro! Eduardo Morales, Analista de Projetos do NIC.br será um dos palestrantes.

Acesse o site da programação da Campus Party Brasil e verifique a agenda completa do evento: http://www.campus-party.com.br

Serviço:

Campus Party Brasil – 6ª edição
Quando: De 28 de janeiro a 03 de fevereiro de 2013
Onde: Centro de Exposições do Anhembi Parque
Avenida Olavo Fontoura

São Paulo – SP

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br 
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (http://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br 

O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.