Membro do CGI.br é eleito para grupo de assessoramento do IGF-2015


17 NOV 2014



Flávio Wagner, representante da Comunidade Científica e Tecnológica no CGI.br, foi um dos 55 eleitos para compor o quadro de membros do Multistakeholder Advisory Group (MAG) do 10º Fórum de Governança da Internet (IGF), que será realizado em João Pessoa, Paraíba, em novembro de 2015. O grupo congrega representantes de diversos setores e de diferentes nacionalidades com a finalidade de assessorar o secretário-geral da ONU sobre a organização do IGF.

Para Wagner, a expectativa sobre a realização do evento no Brasil é grande, pois o ano de 2015 poderá contar com uma eventual renovação do mandato vigente do IGF pela Assembleia Geral da ONU. "O sucesso do NETmundial, o prestígio do CGI.br e a aprovação do Marco Civil certamente dão ao Brasil uma autoridade, uma liderança e uma respeitabilidade que precisaremos saber aproveitar para avançarmos no IGF como fórum de discussão. Como estabelecido no documento final do NETmundial, o fortalecimento do IGF é um dos principais passos futuros a serem perseguidos no ecossistema internacional de governança da Internet. Temos que aproveitar a realização do evento no Brasil em 2015 para promovermos avanços que se tornem permanentes e que abram novas perspectivas para o IGF", relata.

O governo brasileiro, que também sediou o IGF na cidade do Rio de Janeiro em 2007, foi convidado a indicar um representante para as reuniões do MAG, juntamente com indicados dos demais países que já abrigaram o evento. Ele será representado por Jandyr Santos Júnior, chefe da Divisão da Sociedade da Informação, do Ministério das Relações Exteriores.

A lista com todos os membros do MAG para o IGF 2015 está disponível em http://www.intgovforum.org/cms/component/content/article?id=2102:mag-2015.