CGI.br lança novo portal do Observatório da Internet no Brasil


27 ABR 2015



O Observatório da Internet no Brasil, projeto do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), lança nesta segunda-feira (27/04/2015) um novo sítio aberto à colaboração de todos os envolvidos com o tema  de governança da Internet no Brasil e no mundo. Além de basear-se  nos princípios de multissetorialismo inerentes ao CGI.br, o portal reflete a missão do Observatório de produzir, manter e divulgar documentação e conhecimento sobre governança, usos, regulação e práticas relacionadas ao desenvolvimento da Internet, tendo como referência os Dez Princípios para a Governança e Uso da Internet no Brasil.

O portal tem um espaço voltado para conteúdos produzidos por entidades governamentais, empresariais, da comunidade científica e tecnológica, do terceiro setor, de usuários, organizações internacionais, entre outros. “O que move o projeto do Observatório é a ideia de funcionar como um ponto focal para os interessados nas questões relacionadas à governança da Internet. Por isso, apenas uma abordagem multissetorial para a estruturação do projeto é capaz de congregar de maneira equilibrada informações e conhecimentos produzidos pelos diversos setores envolvidos com a rede.” – explica o Secretário Executivo do CGI.br.

A identidade visual deste novo portal foi inspirada no elemento “mosaico”, que ajuda a traduzir a complexidade da Internet e sua governança. Hartmut Glaser, diretor do NIC.br de Assessoria às Atividades do CGI.br, esclarece que “inicialmente, tentou-se usar símbolos e ícones mais tradicionalmente associados à ideia de observação (como lupas, lunetas, telescópicos, etc.). Tais ilustrações porém, não foram capazes de representar o projeto do CGI.br, porque enfatizam bem mais o ato de observar e os sujeitos observadores que a realidade que é, efetivamente, observada.”

Sobre isso, Demi Getschko – diretor-presidente do NIC.br e um dos Conselheiros do CGI.br – recentemente escreveu no jornal Estadão que, a Internet é “um complexo e colorido mosaico onde as peças nem sempre se encaixam, onde os valores locais e globais podem conflitar”. A governança da rede envolveria “a arte de harmonizar as diferenças e tornar viável o convívio numa rede única e não fracionada. É preciso preservar a autonomia dos componentes do mosaico sem que ele se estilhace numa infinidade de pedaços”, complementa Demi.

O sítio do Observatório possui uma identidade visual modular, tal qual o mosaico, que permite uma reconfiguração permanente.

Trilhas
A produção de conteúdos obedece segue divisão em trilhas que têm periodicidades distintas de atualização.

Uma trilha imediata apresentará uma compilação de feeds RSS, listas montadas a partir de perfis de redes sociais e ferramentas de storytelling atualizadas em tempo real por entidades de diversos setores envolvidos com a governança da Internet. Esse conteúdo é agregado a partir de informações publicamente disponíveis na Web aberta.

Com menor frequência, uma outra trilha abrigará a produção de caráter analítico e opinativo a respeito da governança da Internet, que vem sendo regularmente produzida pela equipe da assessores e especialistas do NIC.br, por Conselheiros e Conselheiras do CGI.br, bem como por entidades integrantes da Rede do Observatório. Por fim, uma trilha adicional alimentará o sítio por meio de projetos, estudos e relatórios aprofundados sobre a agenda técnica e do CGI.br.

O conteúdo produzido pelas equipes que trabalharam no Observatório da Internet entre os anos de 2010 e 2013 (CTS/FGV e ITS Rio), assim como o que foi produzido pela equipe da assessoria técnica do CGI.br, será preservado e  armazenado no novo sítio.

A Rede do Observatório
O Observatório manterá uma rede de parcerias com centros de pesquisa, universidades, e entidades representativas setoriais que atuarão como co-produtores na observação e co-produção de informações e conhecimentos. A proposta objetiva fomentar as ações e projetos dos parceiros, bem como viabilizar iniciativas próprias para acompanhar o desenvolvimento da Internet e da Web em suas diversas facetas.

O Acervo de Referência
A principal missão do projeto é constituir-se como um Acervo de Referência em Governança da Internet, com a finalidade de subsidiar o debate público sobre o assunto e auxiliar o CGI.br em suas atividades. O Acervo será constituído durante o ano de 2015, em um processo que envolverá especialistas de diversas áreas, segundo modelos abertos e colaborativos de constituição e integração de bases de dados. Parte desse conteúdo integrará um repositório público – físico e digital – aberto à comunidade.

Acesse http://observatoriodainternet.br/ e conheça mais sobre o novo portal do Observatório da Internet no Brasil.